Ácido Kójico: o que é e como age na pele

A Pesquisadora de Desenvolvimento de Produtos de Cuidados Faciais, Bettina Gruber, contou o que é o ácido kójico e como ele atua na uniformização do tom de pele

Compartilhar:

O ácido kójico pode não ser muito conhecido, mas já está presente em cosméticos desde 1988, quando surgiram os primeiros produtos de skincare no Japão. Ele é muito utilizado no mercado cosmético asiático, devido a sua excelente performance como uniformizador do tom de pele, no tratamento de manchas, ação antioxidante e antimicrobiana. Hoje, preparamos um artigo especial para você conhecer todos os benefícios do ácido kójico para a pele.

Mas o que é o ácido kójico e para que serve?

Ele é uma substância produzida por vários tipos de fungos através da fermentação do arroz, soja, saquê entre outros alimentos. Ou seja, é um ativo obtido de forma natural e sustentável!

É muito conhecido por sua atividade despigmentante, antioxidante e antimicrobiana, promovendo muitos benefícios a pele como uniformização do tom de pele, atenuação de manchas, redução de rugas e prevenção do fotoenvelhecimento. Vale ressaltar também que o ácido kójico não é fotossensibilizante, como acontece com outros ativos despigmentantes, portanto há menor risco de sensibilização da pele durante o dia (isso não exclui a importância de aplicar o protetor solar diariamente!).

Como o ácido kójico age na pele?

A melanina é um pigmento produzido na pele e é um agente de proteção do organismo contra agentes nocivos, principalmente a radiação solar. Quando o corpo reconhece um agente agressor, uma maior quantidade de melanina é produzida (hiperpigmentação) e o seu acúmulo em determinada região forma a mancha.

Como sua função principal é despigmentante, o ácido kójico vai atuar impedindo a síntese de melanina e, consequentemente, atenuar manchas existentes e uniformizar o tom de pele. Na melanogênese (processo de formação da melanina) há uma enzima fundamental chamada tirosinase, que necessita do íon cobre em sua estrutura para ter atividade. O ácido captura o íon cobre do meio, impedindo que ele se ligue na tirosinase e, dessa forma, inativa a enzima e bloqueia o processo de síntese da melanina. A figura abaixo mostra esse processo de forma resumida:

Veja como o ácido kójico age na pele

Veja como o ácido kójico age na pele

Resultados do ativo na pele

Na linha Botik temos o SérumFacial Ácido Kójico, que contém o ativo em sua forma nanoencapsulada. Essa super tecnologia permite maior estabilidade do ácido kójico no produto, o protege da oxidação e melhora sua entrega na pele, pois o libera especificamente em seu lugar de atuação. O sérum ainda conta com outros ativos em sua composição, como niacinamida e alfa hidroxiácidos, para garantir uma uniformização de tom perfeita e resultados muito potentes.

Veja como o ácido kójico age na pele

Resultados obtidos na pele com o uso do ácido kójico.

O sérum facial com este ativo é indicado para pessoas que procuram resultados em uniformização de tom de pele, redução de manchas, pele mais lisa, macia e iluminada, com um produto seguro e com menor risco de sensibilização durante o dia. Os resultados já podem ser vistos a partir de 30 dias de uso, mas é essencial o uso contínuo para o melhor benefício do produto.

- Por Bettina Gruber - Pesquisadora de Desenvolvimento de Produtos Cuidados Faciais no Grupo Boticário