Aprenda como lavar as mãos corretamente

Lavar as mãos com frequência é um ato simples da nossa rotina, mas que ajuda a prevenir doenças e evitar a proliferação de vírus e bactérias.

Compartilhar:

Durante a pandemia do COVID-19, podemos perceber o quão importante é lavar as mãos para evitar a proliferação do vírus. As mãos fazem parte de uma região do corpo que está mais vulnerável, afinal, usamos elas para realizar tarefas diversas e acabamos tocando em locais que podem estar contaminados. Pensando nisso, preparamos um conteúdo com dicas de como lavar as mãos corretamente e proteger a sua saúde e a de outras pessoas.

Como lavar as mãos corretamente

Lavar as mãos com frequência é um ato simples da nossa rotina, mas que ajuda a prevenir doenças e evitar a proliferação de vírus e bactérias.

Lavar as mãos é essencial para manter a pele protegida e preservar a saúde

Na correria da rotina, acabamos lavando as mãos tão rápido que nem percebemos se a higiene foi feita corretamente. Para facilitar e te ajudar a fazer a limpeza correta, confira o checklist:

  • 1º passo: primeiramente, molhe as mãos em água corrente. A higiene pode ser feita com água fria ou morna.
  • 2º passo: feche a torneira e aplique o sabão, podendo ser ele um sabonete líquido ou em barra.
  • 3º passo: ensaboe a palma das mãos esfregando uma à outra. 
  • 4º passo: dê também uma atenção especial para áreas das mãos que podem ser esquecidas na hora de fazer a higiene, como ensaboar as costas das mãos, o espaço entre os dedos e debaixo das unhas,
  • 5º passo: aproveite e leve a espuma também para o pulso e o começo do antebraço.
  • 6º passo: feito isso é só enxaguar em água corrente para retirar toda a espuma. Finalize secando as mãos em uma toalha limpa. 

Prontinho, agora lembre-se de repetir esse processo várias vezes no dia. Ajude também crianças a lavarem as mãos para manter os pequenos protegidos.

Qual é o melhor momento para lavar as mãos?

Como dissemos anteriormente, o correto é lavar as mãos várias vezes ao dia para garantir que você esteja protegido. Porém, em alguns casos esse autocuidado é essencial para a manutenção da nossa saúde. Veja alguns exemplos:

  • Antes e após fazer refeições;
  • Antes de preparar alimentos
  • Após usar o banheiro;
  • Após retirar ou tocar em lixo;
  • Ao chegar em casa;
  • Após tocar no seu animal de estimação ou fazer a limpeza de xixi e fezes do pet;
  • Antes de ter contato com crianças, idosos e pessoas que estão doentes.

Além disso, devemos evitar levar as mãos na boca, nariz e olhos para prevenir contaminações.

Dica extra: leve álcool em gel quando for sair de casa

Existem alguns momentos em que não conseguimos lavar as mãos com água e sabão, seja por estarmos na rua, transporte público ou outra situação que nos impede de fazer a limpeza tradicional. Por isso, sempre leve na bolsa um álcool em gel para usar quando precisar e  deixar as mãos protegidas.

O álcool em gel tem como principal função deixar as mãos e superfícies limpas de e eliminar as bactérias e evitando a disseminação de doenças. Ele deve ser usado sempre que você quiser higienizar as mãos após tocar em objetos e superfícies contaminadas ou ter contato com outras pessoas.

Viu só como é fácil? Com poucos passos você já consegue se manter protegido, para ver mais dicas de autocuidado, clique aqui.