As características e cuidados com a pele madura
A dermatologista Monique Rosario explica quais são as características da pele madura e quais cuidados devem ser adicionados na rotina de skincare.
28/02/2023
Muito se fala na internet sobre o envelhecimento, mas você sabe quais são as características da pele madura? Este tipo de pele passou por diversas mudanças ao longo dos anos e exige alguns cuidados específicos. Por isso, é importante conhecer as particularidades e cuidados necessários para manter a pele saudável e radiante. Para te ajudar na rotina de skincare, confira o artigo que preparei para você.
A pele se torna madura a partir de quantos anos?
Não existe uma idade específica para considerar que a pessoa já tenha uma pele madura, mas entre 40 a 50 anos já se começa a falar sobre o assunto pelo fato da pele começar a apresentar sinais de envelhecimento.
No caso das mulheres, nesse período também ocorre a menopausa e com ela traz toda a modificação hormonal que também influencia muito nas alterações da pele.
Quais as características da pele madura?
Falando sobre as características da pele madura, ela é marcada pelo surgimento das linhas de expressões que aparecem na testa, área dos olhos, entre outros. Além disso, é comum o aparecimento de manchas na pele, sejam elas causadas pelo sol, que chamamos de melanoses solares, ou até mesmo alguns outros tipos de manchas que começam a aparecer e vão se intensificando cada vez mais a partir dessa idade, essas são conhecidas como ceratoses e podem apresentar descamação. Outra alteração que aparece é a flacidez que se intensifica cada vez mais com o passar dos anos e deixa a pele mais elástica.
Essas características que falamos afetam as camadas da pele, mas, além disso, os coxins de gordura da face, os músculos esqueléticos e os ossos também sofrem modificações e geram a formação dos sulcos nasolabiais e bolsões na região das pálpebras. Essas particularidades somadas às outras modificações formam as características da pele madura.
O que muda na pele com o amadurecimento?
Muitas coisas mudam na composição e no comportamento da pele com amadurecimento. Aqui estamos falando de uma alteração muito estrutural e até mesmo de função dessa pele, ela se modifica em várias formas, fazendo que ela se apresente de maneira diferente.
Mas afinal, o que são essas alterações? Nós sabemos que a nossa pele passa por uma renovação diária, as células surgem nas camadas mais profundas e vão subindo e se renovando com a produção de novas células, é isso que mantém a pele saudável.
Conforme a gente vai envelhecendo e os anos vão passando, essa renovação que chamamos de ‘turnover celular’ começa a ficar mais lenta, isso faz com que a pele pareça mais grosseira, mais áspera e muitas vezes com uma descamação mais visível causada pelo ressecamento.
Além dessa mudança estrutural, também há uma mudança de função. Normalmente, nós sabemos que a nossa pele cumpre uma função de barreira e proteção contra o meio externo, porém com o passar dos anos essa função já não é tão eficaz como antes, isso faz com que a cicatrização e a reparação da pele também se tornem mais lentas.
As funções de glândulas sebáceas e sudoríparas e outros componentes que permeiam a pele também mudam, essas modificações favorecem que a pele se torne mais seca. Outra alteração que é muito evidente é a diminuição progressiva na produção do colágeno, é por isso que a gente começa a notar mais linhas de expressão, flacidez e a pele vai se tornando mais elástica e menos resistente.
É importante lembrar que essas alterações da pele acontecem tanto pelo envelhecimento intrínseco que é o natural causado pela idade, mas também existe o envelhecimento extrínseco que é quando fatores externos favorecem e até mesmo aceleram esse processo, esses danos podem ser causados pelo sol, tabagismo e outros hábitos não saudáveis. Por isso é tão importante manter os cuidados com a pele.
Como cuidar da pele madura no dia a dia?
Como vimos anteriormente, fatores externos contribuem para o envelhecimento, por isso, é importante cuidar da pele e ter hábitos saudáveis. Confira algumas dicas para cuidar da pele madura no dia a dia:
Cuidados com a pele madura na hora do banho
Como comentamos, o ressecamento da pele é algo que aparece e se intensifica cada vez mais com o passar dos anos. Há alguns casos em que a pessoa pode apresentar oleosidade em algumas regiões faciais, mas o comum da pele madura é sofrer desidratação, principalmente na região corporal.
Para isso a orientação já começa no banho com a escolha dos produtos, hoje em dia nós temos alguns sabonetes com fórmulas emolientes e hidratantes que ajudam a manter a pele macia. Também é interessante tomar banhos rápidos e evitar água muito quente e uso de buchas, pois as mesmas contribuem para o ressecamento.
Hidrate a pele
Após a higienização devemos hidratar a pele, ou seja, usar creme e loções para auxiliar na hidratação e recuperar a barreira da pele para que ela faça a função de protegê-la contra os fatores externos.
Ao selecionar os produtos, prefira itens que contenham fórmula com Ácido Hialurônico que é um excelente hidratante e ajuda na redução de linhas de expressão.
Aposte nos ácidos
Para auxiliar nas outras alterações que a pele madura passa, sendo a diminuição da produção de colágeno e turnover celular, utilize produtos que contenham ácidos.
Isso vai desde o Ácido Retinóico e seus derivados como Retinol e Retinaldeído e até mesmo outros tipos de ácidos como os Alfa-Hidroxiácidos, Ácido Glicólico, Ácido Lático e Poli-Hidroxiácidos.
É importante lembrar que a pele madura tem tendência a ser mais frágil, então mesmo que os ácidos auxiliem, é importante tomar cuidado com a seleção de produtos, concentração de ativos e os cuidados a serem tomados antes, durante e após o uso do produto. Entre esses cuidados estão a quantidade de produto usado que não precisa ser muito e a associação com o uso de hidratantes e protetor solar. Estes cuidados devem ser tomados para que a pele não sofra irritações.
Quais os melhores ativos para a pele madura e porque?
Como vimos anteriormente, os ácidos ajudam muito na manutenção e cuidados com a pele madura. Confira quais são os mais indicados.
- Ácido Hialurônico: ajuda a hidratar a pele e diminuir linhas finas.
- Ácidos: ajudam na produção de colágeno e estimulam a renovação celular (Retinol, Ácido Glicólico, Ácido Lático, entre outros).
- Peptídeos e Aminoácidos: também auxiliam na produção de colágeno da pele.
- Vitamina C: é um antioxidante que ajuda na correção das alterações sofridas pela pele madura.
A pele madura também precisa de protetor solar?
Sim! O sol e as radiações ultravioleta que ele emite são fatores de risco para o surgimento de câncer de pele, então a proteção solar deve continuar na pele madura. Além disso, o sol é um fator externo que contribui para o fotoenvelhecimento.
Gostou das dicas? Aproveite para adquirir produtos de cuidados com a sua pele nas lojas do Boticário