Body Positive: conheça o movimento que exalta o amor próprio

Body Positive é um movimento que chegou para mostrar que padrões de beleza são coisas do passado, o importante é a autoaceitação e bem-estar.

Compartilhar:

Quem é que nunca abriu uma revista ou site e viu fotos de pessoas com padrões de beleza inalcançáveis sendo colocadas como o corpo perfeito? Body Positive é um movimento que chegou para ensinar que a beleza está na diversidade, e é possível cuidar de si sem mudar as suas características.

O que é o body positive?

Também conhecido como “Body Positivity, na tradução literal “positividade do corpo” é uma mobilização que vem ganhando destaque nas campanhas publicitárias e desfiles de moda em todo o mundo. Mas afinal, o que ele faz?

O Body Positive exalta a aceitação do corpo sem precisar se encaixar em padrões estéticos. O movimento reconhece que com a diversidade de corpos que existem, não dá mais para considerar apenas um corpo ou outro como o ideal.

O movimento também traz o ensinamento do amor próprio que mostra que beleza é feita para todas as pessoas e a rotina de cuidados passa a olhar mais para o bem-estar do que a aparência física.

Quando surgiu o body positive?

Apesar de ter ganhado força nas redes sociais nos últimos anos, o body positive é um movimento que foi criado no século XX em uma campanha contra a discriminação de corpos que fossem considerados fora do “padrão”. Afinal, o que seria fora do padrão e quem determinou que ele existe? Esses são os questionamentos que o movimento passa a refletir.

A regra é olhar a si mesmo com mais gratidão e entender que ser diferente tá tudo bem, afinal, cada pessoa é única e suas características são especiais. A partir do momento nós começamos a trabalhar o autoamor sobre os nossos corpos, e a ganhar mais força na luta contra o preconceito.

Quais são os princípios do movimento?

O movimento está em torno da aceitação, autoestima e bem-estar. Alguns podem confundir isso com conformismo, mas pelo contrário, o body positive não é contra mudanças, mas sim questiona os motivos. Para seguir o movimento body positive, basta colocar esses princípios em mente:

  • Aceitação e autoestima: esse ponto é importante para a manutenção da saúde mental e prática do autoamor. Então comece a olhar com mais carinho e sentir orgulho do que você é.
  • Mais saúde e menos aparência: o autocuidado não deve ter como finalidade pegar uma característica sua e transformar em outra, mas sim trazer o bem-estar. É mais sobre o que você sente, e menos sobre o que você se parece.
  • Não se compare: já falamos de padrões de beleza inalcançáveis por aqui, mas é importante ressaltar que se comparar aos outros não é uma atitude saudável. Cada pessoa é única e bonita do seu jeito.
  • Combata o discurso de ódio: sabe aquele famoso preconceito disfarçado de opinião? Ele não deve ser bem-vindo aqui, assim como não queremos ser discriminados por nossas características físicas, não devemos fazer o mesmo com outras pessoas.

O que achou do body positive? Conta aqui pra gente! Para saber tudo o que acontece no universo da beleza confira as nossas matérias aqui.

- Por Priscila Nárriman Cândido