Grupo Boticário divulga relatório ESG com reforços dos compromissos do futuro

O Grupo Boticário renovou seus compromissos socioambientais para 2030 no relatório novo ESG. Conheça essa missão!

Compartilhar:

Com 16 metas para o futuro, a agenda ESG do Grupo Boticário busca gerar impacto socioambiental positivo ao longo de toda a sua cadeia de negócios até 2030 a partir do movimento #UmaBelezadeFuturo.

As pautas abordadas no relatório ESG firmam compromissos com a transformação relacionada a mudanças climáticas, resíduos, água, biodiversidade, diversidade e inclusão, desenvolvimento social e fornecimento sustentável, feitos com estratégia e consistência de longo prazo.

Estratégia ESG do Grupo Boticário

O Grupo Boticário tem em sua essência a preocupação com a sociedade e o meio ambiente. Não é à toa que ocupamos o lugar de terceira empresa de beleza mais sustentável do mundo.

Assim, o Relatório ESG divulgado em maio de 2024 apresenta-se como um reforço público dos compromissos e responsabilidades assumidos pelo Grupo Boticário. Mais do que uma formalização, é um tratado estratégico que amplia o debate e detalha as ações presentes e futuras na frente ambiental, social e de governança. 

No quesito ambiental, o foco total é em engajar todos os stakeholders em torno de metas baseadas na ciência, com indicadores chaves confiáveis para o desenvolvimento sustentável e sempre atentos aos riscos e oportunidades relacionados à mudança climática.

Conheça alguns destaques importantes e que podem ser acessados na íntegra aqui. 

  • 100% de energia de fonte renovável nas operações* de: São José dos Pinhais, Camaçari, Registro e São Gonçalo. 
  • Todos os novos produtos cosméticos contam com, pelo menos, um atributo de sustentabilidade em formulação ou embalagens. E assumimos o desafio de tornar 100% vegano o portfólio de marcas próprias até dezembro de 2026.

Impacto Social: Diversidade e Inclusão

A pauta social segue com o reforço de aumentar a diversidade e inclusão no quadro geral de quase 20 mil colaboradores e alta gestão. Ainda temos grandes desafios pela frente, mas o objetivo é trabalhar a temática desde o onboarding dos novos colaboradores até a presidência. A atuação em diversidade e inclusão se dá nas frentes de gênero, raça, gerações, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. 

Existem metas específicas relacionadas a comunicação acessível e ausência de estereótipos para cada marca do grupo. E contamos com a parceria da ONU Mulheres,  que trouxe ao Brasil a Aliança sem Estereótipos na Publicidade, e por meio da metodologia desenvolvida por ela, realizamos uma análise técnica feita pelo time de diversidade após a realização dos projetos. 

Ao longo de três anos, a companhia chegou ao marco de 56% de mulheres ocupando cargos de liderança. E temos como iniciativa dentro da pauta de igualdade de gênero, o projeto Empreendedoras da Beleza, que já formou 43 mil mulheres por todo o Brasil e 57% das respondentes da pesquisa de satisfação declararam ter aumento de renda.  São mais de 200 mil inscritas no programa de desenvolvimento.

São inúmeros projetos e incitativas que acontecem simultaneamente dentro do Grupo e que acima de tudo, estão embasados em ciência, tecnologia e muita estratégia para que todos sejam consistentes e gerem impacto positivo, não apenas nos negócios mas, sobretudo, na sociedade. Não deixe de explorar nosso ecossistema e todas as oportunidades que ele oferece!  Juntos fazemos #UmaBelezaDeFuturo.

 

- Por Sabrina Araújo