Mitos e verdades sobre perfumaria

Conheça os mitos e verdades sobre perfumaria e desvende de uma vez por todas as principais afirmações que circulam nas redes sociais.

Compartilhar:

A perfumação faz parte da rotina cuidados de muitas pessoas ao redor do mundo, ela ajuda a perfumar a pele com nossas fragrâncias favoritas. Porém, existem algumas informações incorretas sobre perfumaria que circulam pela internet, sendo assim, para aproveitar o 1° de abril, conhecido como o Dia da Mentira, vamos desvendar quais são os principais mitos e verdades sobre perfumaria.  Venha conferir!

Descubra os mitos e verdades da perfumaria e não se engane mais!

Confira as principais afirmações que circulam pela internet e descubra se é verdade ou não.

Mulher com cabelo rosa aplicando fragrância na pele próximo a região do pescoço.

Conheça quais são os mitos e verdades da perfumaria.

É verdade que somente a perfumaria importada é boa?

Mito! O primeiro ponto que vale a pena ressaltar é que uma fragrância brasileira de alta qualidade será composta, em sua maioria, por ingredientes importados. Segundo Cesar Veiga, perfumaria do Grupo Boticário, o Brasil só produz dois tipos de óleos essenciais: Laranja e Fava Tonka (uma espécie de baunilha). Uma fragrância tem entre 50 e 130 ingredientes e boa parte deles são importados. A Lavanda, por exemplo, vem da França.  

Cesar Veiga explica que o brasileiro começou a ficar mais exigente a partir dos anos 90, o que fez a indústria se adaptar e buscar olfativos mais elaborados. Com décadas de experiência na área, o especialista afirma que a perfumaria nacional é tão boa ou até mesmo melhor do que os produtos internacionais.  

É verdade que o lugar correto de guardar fragrâncias (perfume, eau de parfum e desodorante colônia) é na geladeira?

Não necessariamente! É verdade que baixas temperaturas reduzem a oxidação e o envelhecimento das fragrâncias, enquanto o calor excessivo tende a acelerar esse processo de oxidação. Porém não é necessário guardar fragrância na geladeira, a não ser que você tenha um frigobar somente para isso! Em outros casos, nunca misture com alimentos, pois o cheiro da fragrância poderá contaminar.

Uma temperatura entre 16º C a 20º C graus é mais que suficiente para manter sua fragrância preservada por mais tempo e pronta para o uso diário!

Agora se você é aquela pessoa que tem muitas fragrâncias e quer armazená-la por mais tempo durante o prazo de validade, a tática usada pelo “Museu do Perfume Osmothèque”, em Versailles, na França, é armazenar as fragrâncias nas temperaturas entre 5º C até 12º C. 

Existem regiões da pele que exalam mais fragrância?

Verdade! Regiões da pele que têm maior circulação de fluxos sanguíneos tendem a exalar mais a fragrância. Por isso, é recomendado aplicar sua fragrância, seja ela perfume, eau de parfum ou desodorante colônia nesses locais, dessa forma você não precisa usar a fragrância de forma exagerada e mesmo assim ainda vai garantir a projeção que gosta.

Os locais da pele que têm maior circulação sanguínea são atrás da orelha, nuca, punhos e meio do braço.

É verdade que fragrâncias não tem data de validade?

Mito! Uma informação que é muito disseminada na internet é que fragrâncias não têm prazo de validade. Mas isso não é verdade, toda fragrância tem sim um prazo de validade e  essa informação fica impressa no frasco ou embalagem da fragrância. 

Quando a fragrância vence, é comum que o líquido mude de cor por conta da oxidação, se tornando imprópria para uso.

É verdade que o Boticário lançou uma fragrância com cheiro de melancia? 🍉

Mito, mas só por enquanto🤭! Se você é heavy user de internet e está atento às redes sociais do Boticário já deve ter notado uma movimentação acerca de uma possível fragrância com cheiro de melancia, não é mesmo? Precisamos confessar que isso seria uma grande inovação em perfumaria, mas por enquanto ainda é mentira. Mas quem sabe não está vindo uma surpresa por aí? Continue pedindo pelo lançamento nas redes sociais e fique por dentro aqui no blog para ficar sabendo dos próximos capítulos dessa novidade.