O Boticário comemora 45 anos com campanha sobre etarismo

Marca reúne celebridades para debater o envelhecimento sem julgamentos​​, lança capacitação para mais de 1600 mulheres maduras e mais!

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Em comemoração aos 45 anos de história, o Boticário vai realizar uma série de ações e abrir uma conversa sobre o tema etarismo, apoiar e criar ações de capacitação de mulheres e convidar celebridades para falar abertamente sobre recomeços na maturidade.

Boticário, uma marca 45+

Em 1977, o farmacêutico Miguel Krigsner se instalou em uma portinha, numa rua secundária de Curitiba, cidade do Sul do Brasil. Chamou a pequena farmácia de manipulação de o Boticário, nome ideal para traduzir o espírito de alquimista capaz de colocar amor em potinhos. Desde o começo, “Dr. Miguel” percebeu que seu verdadeiro amor eram os cosméticos. Os primeiros que criou foram um creme à base de colágeno, um creme de elastina para estrias, um xampu e um banho de algas marinhas. O boca a boca foi poderoso, e de repente a farmácia passou a atrair cada vez mais apaixonados por aquelas formulações especiais. Logo veio o primeiro perfume, Acqua Fresca, lançado em 1979 e vendido em um frasco em formato de  Ânfora, que hoje é o maior símbolo da marca.

O Boticário completa 45 anos com portfólio completo nas categorias de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. É a maior rede franqueada do país e está presente com pontos de venda em mais de 1650 cidades brasileiras, além de outros 15 países. 

Um diálogo sobre etarismo

Etarismo é um termo usado para designar o preconceito sofrido por indivíduos mais velhos. Ele se refere à discriminação praticada por pessoas e empresas com base em estereótipos associados à idade.

No Brasil, dados apontam que o etarismo começa antes mesmo das pessoas chegarem à terceira idade. De acordo com uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2021, aproximadamente 20% dos brasileiros com 50 anos ou mais já se sentiram vítima de algum tipo de discriminação por estarem envelhecendo. Alguns dados sobre etarismo no Brasil:

  • 78% das pessoas acima de 45 anos já perderam oportunidades pela idade
  • Mais de 400 mil pessoas com 50 anos ou mais perderam seus empregos entre 2019 e 2020
  • Para 70% das pessoas, o mercado já não dá as mesmas oportunidades para sêniors e jovens 
  • 87% das mulheres dizem ter menos oportunidade por causa da idade

Campanha de 45 anos

Pensando neste cenário, o Boticário, a marca de beleza mais amada entre os brasileiros*, comemora seus 45 anos de história convidando o público maduro a celebrar suas trajetórias, vivências e aprendizados em uma campanha especial, que busca incentivar a criação de novas formas de interpretação da maturidade por meio da abertura de diálogos sobre autoconhecimento, liberdade e aceitação.

Além de contribuir com o combate do etarismo, a campanha idealizada pela AlmapBBO, “O Tempo não me para. O Boticário 45 anos. É só o começo” traz em seu cerne a valorização dos aprendizados e conquistas após os 45. 

O objetivo é destacar a idade como uma oportunidade para novos começos, não apenas para as pessoas, mas também para O Boticário – que entra nessa nova fase de olho no futuro, se posicionando como uma marca que está sempre inovando, se renovando e evoluindo, assim como a sociedade. Para construir essa narrativa, a campanha conta com a participação de celebridades brasileiras engajadas na causa e que fomentam debates importantes sobre o envelhecimento sem julgamentos: as apresentadoras e jornalistas Fátima Bernardes e Maria Cândida, a cantora Pitty, e a atriz Cacau Protásio.

“No Boticário, temos o amor como um dos nossos principais pilares. Acreditamos que esse sentimento contribui – e muito – para uma sociedade mais justa e igualitária para todos e que, enquanto marca, temos um papel importante para fomentar o debate de temas sociais relevantes, como é o caso do preconceito baseado na idade”, afirma Renata Gomide, diretora de marketing do Grupo Boticário.

“Todas as nossas campanhas, ações e iniciativas buscam impactar positivamente as pessoas em torno das mudanças que queremos ver na sociedade. Queremos gerar conversas saudáveis e reflexões propositivas, movimento que permeia também a nossa relação com consumidores, colaboradores e parceiros”.

Renata ressalta que as ações de comemoração de 45 anos têm como principal objetivo contribuir com a construção de uma perspectiva positiva sobre a maturidade, mostrando que recomeços são sempre possíveis independentemente da idade.

“Queremos fortalecer cada vez mais nossas mensagens prioritárias, como o amor, a equidade racial e a igualdade de gênero e de idade – temas importantes não só para a marca, mas para uma sociedade mais justa para todos. Esse posicionamento é fundamental para impactar toda a nossa rede, entendendo o nosso papel e envolvendo o mercado na evolução necessária para essa transformação social”, finaliza.

Formação para mais de 1.600 mulheres empreendedoras

Em parceria com a Maturi – referência em ações com impacto direto no mercado de trabalho para o público maduro no Brasil, Boticário está lançando o programa “Novos começos com Boticário: capacitação em empreendedorismo para mulheres 45+”, que formará mais de 1600 profissionais 45+ de diferentes estados do Brasil. A marca também patrocinará o evento gratuito Maturi Fest, maior festival de trabalho e empreendedorismo focado nesse público, que acontecerá no formato híbrido entre os dias 17 e 20 de agosto, com um painel sobre empreendedorismo na maturidade. Para se inscrever na capacitação, basta acessar maturi.in/boticario.

Além disso, o Grupo Boticário firmou parceria com a Maturi para criar políticas anti-etarismo como parte da cultura corporativa da empresa.

Geração Botik

Além da parceria com a Maturi, a marca conta ainda com o projeto Geração Botik, um grupo de mais de 100 mulheres maduras que são capacitadas para se tornarem influenciadoras digitais.

Empreendedoras da Beleza

Programa idealizado pelo Grupo Boticário para mulheres que buscam ter seu próprio negócio ou se especializar no mercado da beleza, conquistando autonomia pessoal e financeira. Fornece cursos gratuitos, online e com certificação de renomadas escolas profissionalizantes do mercado. No último ciclo de formação foram mais de 3.900 alunas 44+ inscritas. Para saber mais sobre clique aqui.

Viva Acqua Fresca

Para celebrar os 45 anos de história, O Boticário lança a edição limitada Viva Acqua Fresca, uma versão mais vibrante e moderna da primeira fragrância da marca. Com flores de laranjeira e um olfativo fresco e contemporâneo, temos certeza que o Viva Acqua Fresca vai conquistar os BotiLovers de cada cantinho do Brasil.

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Vídeo Pitty

Os 45 anos são só o começo. O tempo não para a Pitty e nem você. Sempre é hora de nos reinventarmos, aceitar novos desafios e desejar mais conquistas. Nesse aniversário, vamos contar ao mundo que ainda temos muito amor para transmitir!

Vídeo Maria Cândida

Vídeo Cacau Protásio

Vídeo Fátima Bernardes