Os tipos de pele e as características de cada uma

A dermatologista Monique Rosario explica quais são os tipos de pele, suas características e como é feita a classificação de cada uma delas

Compartilhar:

Hoje vamos falar sobre um tema super importante: tipos de pele. Quando falamos neste assunto, normalmente pensamos na classificação de pele oleosa, equilibrada (normal), seca e mista. Alguns médicos e pesquisadores também consideram a pele sensível como um tipo de pele. Para aprender a diferenciar cada uma delas, venha conferir mais sobre este tema no artigo que preparei pra você! 

Como classificar os tipos de pele 

A classificação do tipo de pele tem relação com o nível de sebosidade dela, ou seja, o quanto que essa pele produz de sebo. Essa classificação é bastante subjetiva, então temos alguns sinais que nos ajudam a identificar cada tipo. 

Existem métodos de mensuração de sebo, porém são mais usados em laboratórios e em locais de pesquisa e desenvolvimento de produtos, não sendo tão comum no dia a dia das pessoas. 

Cada pele é única 

A primeira informação que eu quero colocar em foco é que essa classificação é dinâmica. Se temos a percepção que a pele é mais oleosa ou mista, isso pode variar no mesmo indivíduo por diversos motivos, desde o clima, nível de estresse, condição de saúde daquela pessoa e até mesmo a parte hormonal. Tudo isso pode fazer com que essa pele seja mais ou menos oleosa. 

No decorrer da vida, a pele também pode sofrer variações. No período da adolescência e jovens até os 30 / 40 anos, por exemplo, é comum ter a pele mais oleosa. Conforme essa pele vai ficando mais madura, ela tende se tornar mais seca. Uma mesma pessoa pode ter essas variações e é essencial ter essa percepção para tratá-la de forma adequada em cada momento.  

Nível de hidratação 

Outro ponto que devemos colocar em foco é sobre o nível de hidratação, que é diferente em cada pele. A pele saudável precisa reter a hidratação e ter a função de criar uma barreira, funcionando de forma adequada e se mantendo hidratada. 

Todos os tipos de pele, inclusive as oleosas, também necessitam de hidratação. Muitas pessoas acreditam que a pele com tendência a oleosidade não precisa de hidratação, mas mesmo esse tipo de pele precisa ser hidratada. Para que isso ocorra de maneira adequada, existem produtos específicos para esse tipo de pele.

tipos de pele

Erros na hora de classificar a pele 

Como a classificação de tipo de pele é bastante subjetiva, é comum ter erros. Principalmente os que surgem a partir da autoclassificação, e é aí que muitas pessoas começam a ter problemas pelo uso inadequado de produtos. 

É comum vermos algumas pessoas se classificando como pele oleosa por terem sentido maior oleosidade ao passar a mão na testa ou no nariz e então passando a utilizar produtos para remover a oleosidade. Muitas vezes, essa pele pode começar a apresentar alguma irritabilidade, ficando vermelha ou descamando, e em alguns casos, com aspecto de envelhecida, com aumento de linhas, na região próxima a boca ou aos olhos ou na região das bochechas. Essas modificações indesejadas da pele são o problema da classificação errada e do uso inapropriado de produtos. 

Outro exemplo prático: uma pele que já tem certa oleosidade e acaba recebendo um produto oleoso, pode começar a ter aparecimento de espinhas. A isso damos o nome acne cosmética que são espinhas que aparecem após o uso indevido de produto cosmético. 

É preciso perceber o que aquela pele está pedindo naquele momento para que possamos selecionar e usar os produtos de forma correta. Se você puder ter ajuda do médico dermatologista, é um caminho melhor e mais eficaz para identificar o tipo de pele e suas características. Então, contar com um profissional é sempre uma opção muito bem-vinda. 

As características de cada pele 

Falando então um pouco mais sobre as características de cada pele, tem algumas particularidades que devemos observar para que possamos cuidar da pele da forma que ela precisa.

Pele oleosa 

Os extremos com certeza são muito mais fáceis de se identificar. A pele oleosa, por exemplo, muitas vezes é uma pele mais brilhosa, e no final do dia essa percepção se torna ainda maior. É uma pele que pode ser mais acneica e pode ter também apresentar o que chamamos de hiperplasias sebáceas, que são umas bolinhas amarelinhas que não são espinhas, mas sim glândulas sebáceas que estão maiores que o normal. Os poros, que não são exclusivos da pele oleosa, muitas vezes são mais dilatados nesse tipo de pele. Essas são as principais características da pele oleosa.  

Pele seca 

A pele seca é mais áspera e, em alguns casos, pode até formar algumas bolinhas ásperas, frequentemente na região das bochechas. É comum ela apresentar também uma sensibilidade maior e é muito mais fácil de ficar vermelha ou ter descamação, apresentando irritabilidade com mais frequência.   

Pele equilibrada (normal)

A pele equilibrada (normal) tem um equilíbrio melhor de sebo e não tem tantas diferenciações. Pele de bebes e crianças em geral estão nessa categoria. 

Pele mista 

Já a pele mista tem áreas como testa e nariz sendo mais oleosas do que a região da bochecha, então essa é a sua principal característica.  

Lembrando que a zona T (testa e nariz) sempre tem vai ter um nível de oleosidade maior, independentemente do tipo de pele. Ou seja, mesmo em peles normais ou oleosas, a zona T sempre será mais oleosa. Vale destacar que essa diferença de ser mais oleosa em zona T é mais perceptível na pele mista.  

como cuidar de cada tipo de pele 2

Cuidados básicos com a pele 

Toda pele sempre vai precisar de cuidados básicos como higienização, hidratação e proteção solar. E aqui reforçamos a necessidade de direcionar esses cuidados na seleção de produtos para cada tipo de pele. É preciso entender o que a gente quer que aquele cosmético faça na pele, por exemplo, queremos aumentar ou diminuir a sebosidade? 

Hoje temos produtos que são entregues de diferentes formas para cada necessidade, como os produtos em creme, gel creme, entre outros. Temos os queridinhos, como os séruns, que estão fazendo sucesso e trazem um toque aveludado que vai muito bem com a pele jovem. Claro que é a composição do produto que vai definir a sua ação na pele, por exemplo, se ele tem Retinol, Ácido Hialurônico, Vitamina C ou outro ativo com finalidade específica. 

Os produtos em creme são mais adequados para peles secas, pois possuem mais sebosidade, enquanto os conhecidos como gel creme podem agir melhor nas peles oleosas por não conterem óleos. 

Agendamento consultoria skincare loja Boticário

Conclusão sobre tipos de pele 

Estas são as principais características de cada pele e como classificá-las corretamente para saber qual o melhor tipo de produto inserir no seu skincare. Tem alguma dúvida sobre a rotina de cuidados com a pele? Escreva aqui nos comentários e vamos te ajudar a ter uma pele mais saudável respeitando o que ela pede e precisa.