Skincare sem erro: por que não devemos misturar ativos?

As fórmulas do skincare são importantes para deixar a pele ainda mais bonita, porém é preciso tomar cuidado ao misturar os ativos.

Compartilhar:

Quando começamos a entender os benefícios dos ativos do skincare, o primeiro pensamento que vem à mente é querer usar todos os produtos de uma vez com a expectativa de potencializar os resultados, não é mesmo? Porém, não é bem assim, algumas fórmulas tem indicações de usos específicos e não permitem misturar os ativos. Para te ajudar a identificar quais itens podem ou não ser usados em conjunto, confira as dicas que preparamos para você.

O que são ativos no skincare?

Ativos são basicamente o componente principal de um produto de skincare, são eles os responsáveis por tratar a pele e trazer aquele resultado que tanto almejamos. Os ativos podem ser proteínas, retinoides, vitaminas, ácidos, entre outros.

Entre os ativos mais conhecidos no mundo da beleza estão o Ácido Hialurônico, Ácido Salicílico, Ácido Glicólico, Vitamina C, Retinol e muitos outros. Porém, alguns deles não são compatíveis entre si e por isso não podem ser utilizados juntos no tratamento da pele.

Por que não podemos misturar ativos no skincare?

Imagem de mulher aplicando produto de beleza na pele

Como vimos anteriormente, os ativos são essenciais para fazer o tratamento da pele, mas por qual motivos alguns deles não podem ser usados juntos? Consultamos a profissional Bettina Gruber que trabalha com Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos (P&D) no Grupo Boticário para responder essa pergunta.

“A principal razão para não utilizar os séruns juntos é segurança. Alguns ativos têm um potencial irritativo maior, como o caso de Retinol e Ácido Glicólico, e quando combinados com outros ativos podem gerar uma reação mais intensa na pele. Para Retinol e Ácido Glicólico há um risco maior da pele apresentar sensibilidade, descamação, coceira, vermelhidão, por isso, é recomendado que ela não utilize mais nenhum ativo na mesma aplicação, assim evita que essa reação se intensifique. É algo que varia de pessoa para pessoa, algumas são mais sensíveis e outras não, mas para evitar complicações, alguns séruns recomendamos o uso isolado.”

Bettina enfatiza também que essa recomendação é válida para quem deseja usar os ativos simultaneamente, mas é possível intercalar os produtos entre os dias para usufruir dos benefícios de ativos diferentes.

“É importante ressaltar que quando falamos de usar juntos (os ativos) é no mesmo momento de aplicação; um seguido do outro. Intercalar os dias de uso dos séruns não teria problema.”

Skincare noturno: por que alguns produtos não podem ser usados durante o dia

Outro ponto que precisamos nos atentar a usar um produto é ver se ele é de uso noturno. Estes produtos não podem ser usados durante o dia, pois podem irritar a pele, Bettina complementa:

“Alguns séruns, como Retinol e Ácido Glicólico, podem deixar a pele mais sensibilizada com o uso. Pelo próprio mecanismo de ação deles, que são renovadores celulares, eles atuam removendo a camada de células mortas mais superficial da pele, e consequentemente podem deixar a pele mais sensível. Por isso, para precaução e evitar reações adversas mais intensas, recomendamos que o uso seja apenas noturno e assim não aconteça a exposição solar de uma pele mais sensibilizada pelo uso dos ativos.”

Para evitar que isso aconteça, ao comprar um novo produto, leia com atenção as instruções da embalagem para ver as recomendações de uso e saber se o produto pode ser usado durante o dia ou apenas a noite. Além disso,

Botik: quando podemos misturar os ativos?

Confira na tabela abaixo a relação de itens de Botik que podem ser usados em conjunto, ou não, e também sobre a indicação de uso noturno e recomendação de protetor solar no dia seguinte.

Tabela com indicação de uso dos séruns de Botik

 

Bettina reforça que o uso do skincare é importante independentemente do produto que estiver utilizando“O protetor solar é muito importante para proteção da pele aos raios UV sempre, e especialmente quando se faz tratamento com produtos faciais. Recomendamos fortemente seu uso diário, independente do tipo de produto que está sendo utilizado para tratamento, pois a radiação solar é o principal fator para acelerar o envelhecimento precoce da pele (além do risco de câncer de pele). Proteger a pele do solar é o primeiro e mais fundamental passo do skincare.”.

É válido lembrar que caso você seja iniciante no mundo do skincare, deve começar a introduzir os produtos devagar na rotina e não usar todos de uma vez. Comece usando os produtos em dias alternados e após isso aumente a frequência gradualmente. Tentar usar vários ativos de uma vez pode trazer irritabilidade para a pele.

Agendamento consultoria skincare loja Boticário

Gostou das dicas? Aproveite para conhecer e adquirir outros produtos para o cuidado com a sua pele no site do Boticário. Lá você encontra itens para todo tipo de pele, seja ela seca, oleosa, mista, acneica, com rugas, entre outras.