#AmorPeloCarnaval: saiba tudo sobre o espaço acessível patrocinado pelo Boticário
Espaço Acessível foi montado em bloco de carnaval para garantir que a festa seja mais inclusiva, acomodando pessoas com diferentes tipos de deficiências.
10/03/2023
Ao longo de mês de fevereiro, o Boticário esteve presente de forma inclusiva no bloco Sargento Pimenta patrocinando o espaço acessível para pessoas com deficiência no maior bloco de rua da capital carioca.
A iniciativa, segundo Marcela de Masi – Diretora Executiva de Marketing do Grupo Boticário, integra a frente de diversidade, inclusão e equidade do Boticário, um compromisso estabelecido entre a marca e a sociedade. “Hoje, as pessoas com deficiência representam aproximadamente 24% da população brasileira, segundo o IBGE. E, mesmo representando uma parcela grande da população, há uma longa jornada a ser percorrida para garantir que elas sejam incluídas de fato na sociedade. A nossa ideia, ao patrocinar essa iniciativa no carnaval carioca, é que a gente possa usar esse momento de grande visibilidade para trazer uma pauta que é importante o ano inteiro. Acreditamos que esta é uma forma importante de expressar o amor pelo carnaval. Afinal, ele precisa ser para todas as pessoas”, comenta.
O espaço foi idealizado para oferecer uma estrutura e suporte a diferentes tipos de deficiências: auditiva, visual, física, intelectual e múltipla, o Espaço Acessível do Boticário contou com uma planta de 30×14 metros sem obstáculos, garantindo a circulação de pessoas em cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida, intérprete de Libras, palco elevado para pessoas com baixa estatura, banheiro acessível, rotas reduzidas e rampas de acesso. E, para garantir a diversão de todo mundo, o Espaço Acessível do Boticário deu acesso aos acompanhantes e amigos das pessoas com deficiência.
O projeto foi inspirado e co-criado a partir de histórias reais, de pessoas que enfrentam inúmeras barreiras levantadas pela falta de acessibilidade para curtir o Carnaval – ao lado da Bendita Produções, responsável pelo bloco Sargento Pimenta, e da W3haus, agência responsável pelas redes sociais de O Boticário. “É preciso que os grupos minorizados sejam cada vez mais contemplados e considerados em todos os ambientes. Projetos como este, com marcas relevantes no cenário nacional, como é o caso do Boticário, proporcionam diálogo e dão protagonismo para quem, muitas vezes, é socialmente invisibilizado. Por isso, teremos influenciadores com diversidade de deficiências participando do espaço e contando suas histórias reais”, conta Thays Almendra, CEO da Digital Social.
“O carnaval é uma grande conversa que mobiliza as redes sociais e impacta a cultura e comportamentos o ano inteiro. O patrocínio do Boticário ao Espaço Acessível gera uma oportunidade para mostrarmos, com a cocriação de conteúdos, que as pessoas com deficiência não falam só sobre suas lutas, mas sobre outros assuntos, como festa, beleza e amor. E essa é uma reivindicação importante dos grupos minorizados”, aponta Larissa Magrisso, VP de Criação e Conteúdo da W3haus.
#AmorPeloCarnaval
Além da iniciativa inédita no bloco Sargento Pimenta, no Rio de Janeiro, o Boticário esteve presente no Carnaval de outras cidades, como São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia. As ativações aconteceram, principalmente, em blocos de rua com trios elétricos exclusivos da marca, que reforçam o conceito #AmorPeloCarnaval.
Além da Parada da Folia, há espaços nas concentrações dos blocos que oferecem serviço de make express, experimentação de produtos e câmera 360 para produção de conteúdo – a disponibilidade depende da praça ativada. Confira os vídeos e saiba como foi a festa ao redor do Brasil.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram