Conheça as iniciativas de educação ambiental apoiadas pela Fundação Grupo Boticário

Saiba como a Fundação Grupo Boticário apoia e promove ações de conscientização e conhecimento para enfrentar os desafios da preservação ambiental.

Compartilhar:

A educação ambiental é um dos principais pilares que a Fundação Grupo Boticário (FGB) utiliza para alcançar sua missão: proteger a vida conservando a natureza. É a partir das ações de conscientização e conhecimento que as pessoas se engajam em comunidades preocupadas com o futuro dos ecossistemas.

E para fazer mais e melhor, a Fundação Grupo Boticário participa de uma corrente verde, apoiando diversas iniciativas voltadas à conservação da biodiversidade brasileira que também desenvolvem a educação ambiental, gerando informação e soluções inovadoras para  a conservação dos biomas do país.

Conheça as Iniciativas de Educação Ambiental:

Projeto “Conhecer para Preservar”

O projeto “Conhecer Para Preservar” é direcionado à promoção do turismo responsável no município de Icapuí (CE). O objetivo da proposta é fortalecer e instruir a base comunitária para que os visitantes explorem a região de maneira ordenada e consciente, preservando o habitat do peixe-boi-marinho e de aves migratórias ameaçadas de extinção. A partir de iniciativa da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), a Fundação Grupo Boticário apoia a preservação da biodiversidade marinha em conformidade aos esforços da Década do Oceano.

Projeto “Conservação Recifal”

Outra iniciativa apoiada pela FGB baseada em educação e preservação ambiental é o projeto “Conservação Recifal”, em Alagoas, que estimula o turismo participativo por meio do monitoramento dos recifes de corais da maior unidade de conservação costeiro-marinha do Brasil. O processo prevê o treinamento de turistas para capacitá-los a coletar dados durante mergulho com snorkel. Na etapa seguinte, equipes de pesquisadores realizam expedições trimestrais a fim de comparar e validar os dados registrados pelos turistas.

Projeto “Como Virar Torres para o Mar?”

No Sul do Brasil, mais uma solução inovadora para a conservação dos biomas nacionais é o projeto “Como Virar Torres para o Mar?”, que tem a finalidade de valorizar a observação presencial e virtual da fauna marinha em Torres, litoral do Rio Grande do Sul. Iniciativa criada pelo Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do RS (Gemars), com apoio da FGB, procura difundir  informação e chamar a atenção dos turistas e da comunidade para a importância da observação e documentação dos hábitos dos lobos e leões-marinhos que frequentam a costa do município.

O papel das Reservas da Fundação para Educação Ambiental:

Reserva Natural Salto Morato

Além de apoiar projetos de organizações parceiras, a Fundação Grupo Boticário utiliza a educação ambiental como ferramenta para sensibilizar a população sobre a importância da proteção das áreas naturais na Reserva Natural Salto Morato, criada e mantida pela instituição no litoral norte do Paraná. Em 2023, a reserva, que contribui para a conservação de 2.253 hectares no território da Grande Reserva Mata Atlântica, recebeu aproximadamente 5 mil visitantes, incluindo alunos da rede pública de ensino das comunidades rurais do município de Guaraqueçaba. O espaço oferece trilhas autoguiadas com direito a cachoeira e banho de rio, além de um centro estruturado para receber visitantes e ajudar no processo de sensibilização.

Educação Ambiental: Trilhas guaidas na Reserva de Salto Morato

Reserva Natural Salto Morato

Educação Ambiental Online e Conectada

Na era digital, é impossível pensar em Educação e acesso a informações sem o uso das tecnologias.  E por reconhecer a importância de comunicar causas importantes com o máximo de alcance, a Fundação Grupo Boticário tem a preocupação de manter seus canais oficiais online abastecidos de notícias, informações e estudos cientificamente embasados ao alcance de todos. 

Dessa forma, profissionais que lidam com o meio ambiente, como pesquisadores, professores e entusiastas da preservação do meio ambiente, possuem uma fonte confiável e segura para buscar informações e ajudar a difundir cada vez mais a conscientização ambiental.

Para saber mais informações acesse acompanhe as redes sociais da Fundação Grupo Boticário:  @fundacaogrupoboticario

Educação Ambiental para crianças

Os pequenos também são agentes fundamentais da construção de um futuro biodiverso e preservado, por isso, a fundação grupo boticário disponibiliza materiais de apoio educacional para professores com a coleção “Meu ambiente”. Um acervo rico que fortalece conversas e a conscientização ambiental ainda na infância.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 33 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada em grandes decisões, nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. 

- Por Sabrina Araújo