Descubra quais são os benefícios do aloe vera para a pele
Quer saber os benefícios da Aloe Vera para a pele? Confira o artigo que a Cientista de P&D do Grupo Boticário, Daniela Valverde, preparou sobre o ingrediente.
14/10/2021
Aloe vera L. é uma planta suculenta da família Asphodelaceae, que cresce em climas tropicais ao redor do mundo. As espécies de Aloe são xerófitas perenes e preferem as regiões semidesérticas com climas quentes e crescem melhor em regiões secas e arenosas e terreno calcário, e essa “preferência” é possível graças às suas folhas grossas, carnudas e suculentas que permitem o armazenamento de água na forma de um gel espesso e transparente.
O gel de Aloe Vera é constituído por polissacarídeos mucilaginosos, açúcares produzidos para proteger a planta do ressecamento e que são os responsáveis pela grande capacidade que a planta tem de reter água, podendo sobreviver em condições de seca.
Os benefícios da Aloe Vera
A humanidade vem se beneficiando da Aloe Vera, muitas vezes referida como uma planta “milagrosa”, há quase 6.000 anos para o tratamento de muitas doenças, feridas, mas também para os cuidados da pele e dos cabelos. Apesar de tão antiga, a Aloe, também conhecida por aqui como Babosa, segue super atual quando falamos dos seus benefícios cosméticos.
Esse gel da folha da babosa é considerado seguro para todos os tipos de pele e possui inúmeros benefícios, podendo ser um ativo protagonista ou um coadjuvante super versátil em uma linha de cosméticos para a pele.
Por ser rica em polissacarídeos, açúcares com grande capacidade de reter água, ela tem um elevado poder hidratante e refrescante, sendo capaz de devolver a água perdida e restabelecendo nossas reservas de hidratação, mantendo a pele saudável. O seu uso diário suaviza a pele e contribui para uma aparência mais bonita, saudável e rejuvenescida, graças a sua capacidade de produção de colágeno e regeneração celular.
Mas não fica por aí, ela também é cientificamente reconhecida por seu poder de cicatrização, renovação celular, efeito calmante e anti-inflamatório, isso tudo graças à sua rica composição de glicoproteínas, compostos fenólicos e esterol.
Vale ressaltar que há estudos que apontam seu potencial antisséptico pela presença de substâncias em sua com a capacidade de inibir o crescimento de fungos e bactérias, pode contribuir em tratamentos para peles com tendência à acne.
Além de produtos para cuidados faciais, nos quais vemos a presença deste ingrediente com grande destaque, temos que ressaltar também que em produtos de cuidados corporais este ativo pode ter um protagonismo relevante, indo muito além do bom e velho pós-sol.