Especialista tira dúvidas sobre inchaço no corpo
Saiba o que é, o que causa e como tratar o inchaço corporal no dia a dia escolhendo os ativos certos e fazendo automassagem.
01/04/2022
O inchaço corporal é uma característica que afeta a rotina de mulheres e homens, causando desconforto e incômodo. Para entender mais sobre o assunto, conversamos com a Paulinha Gomes, esteticista formada pelo Senac e Especialista em Drenagem Linfática Facial e Corporal, que explicou o que é, quais as causas e como lidar com o inchaço no corpo. Confira as dicas e prepare-se para a sua rotina de autocuidado!
Veja Mais
O que é o inchaço no corpo e o que causa inchaço?
A retenção de líquidos é causada pelo acúmulos de água entre as células do corpo. Pode ser causado pelos hormônios do período pré-menstrual, a menopausa, uma alimentação ruim, rica em sódio, bebidas alcoólicas, sedentarismo, entre outras.
Qual área do corpo é mais propensa a inchar? Todo mundo pode ter inchaço corporal?
Todas as pessoas podem sofrer com o inchaço no corpo. Os membros inferiores, pés, pernas e o abdômen são os mais comuns. Os homens também incham, mas em
grande maioria, as mulheres sofrem mais com isso.
Por que as mulheres sofrem mais com o inchaço em relação aos homens?
Devido às alterações hormonais sofridas pelo corpo feminino, principalmente no período pré-menstrual que favorecem a retenção de líquidos. O maior vilão é o aumento da progesterona, hormônio que age em mecanismo anti-diuréticos.
Como a escolha de produtos e os ativos certos podem intensificar os resultados da automassagem?
Faz toda diferença, pois os ativos certos vão potencializar o resultado da auto massagem. Exemplo: a Cafeína presente na fórmula Nativa SPA, possui uma alta capacidade de penetração, retardando o envelhecimento da pele e melhorando a sua aparência. Enquanto o Ginseng tem ação anti-inflamatória e diminui a sensação de pernas pesadas.
Como o Ginseng e a Cafeína agem no organismo para trazer os resultados esperados de redução do inchaço, de medidas e atenuando celulites?
Essa dupla é o casamento perfeito. O Ginseng tem ação anti-inflamatória, combate o estresse e reduz a fadiga, ou seja, alivia aquela sensação de pernas cansadas e pesadas do fim do dia. Ainda é rico em antioxidante, o que melhora o aspecto da pele. Já nossa amiga Cafeína possui alta penetração, auxilia na redução do inchaço, estimula a redução de medidas, ameniza a celulite e ainda potencializa os efeitos do Ginseng, ou seja, a dupla perfeita.
É ideal que a automassagem seja realizada em todas as regiões do corpo ou apenas naquelas que apresentam inchaço mais aparente?
É aquilo… Quanto mais melhor! Mas entendo que essa mulher tem muitas funções e papéis. Eu indico para minhas clientes quando viajam, sempre fazer no abdômen, pernas e pés. Geralmente são as áreas mais afetadas com inchaço.
É indicado realizar a automassagem drenante todos os dias?
Não há contra indicação em fazer todos os dias, porém nosso sistema linfático demora até 48 horas para eliminar as toxinas ruins e reabsorver os nutrientes para o organismo. Então, eu indico 3 vezes na semana. O momento é o que você conseguir fazer. Eu por exemplo, sempre faço a noite. O importante é separar um momento de auto cuidado para você.
A automassagem traz outros benefícios além da redução do inchaço?
Sim. Além de desintoxicar o organismo, contribui para melhora da celulite e para o bom funcionamento do intestino (é excelente para quem sofre com prisão de ventre), promove relaxamento, bem-estar e ainda reduz medidas.
Além disso, o fato da mulher separar um tempo para se cuidar, faz com que ela se sinta mais autoconfiante. Essa mulher começa a se sentir mais feminina, mas sexy, independente do seu biotipo.
Conheça todos os produtos de Nativa SPA Ginseng e Cafeína clicando aqui.