Grupo Boticário lança Acessórios Inclusivos para pessoas com deficiência
Saiba tudo sobre essa iniciativa do Grupo Boticário e como garantir os Acessórios Inclusivos gratuitamente
21/02/2024
No Grupo Boticário, o compromisso com a Beleza Inclusiva é papo sério e colocamos em prática através dos projetos, produtos e da própria essência do Grupo.Em diálogo aberto e de colaboração junto a pessoas com deficiência e/ou limitações motoras nos membros superiores, após 2 anos de desenvolvimento, lançamos os Acessórios Inclusivos.
Esses itens são ferramentas de acessibilidade pensados para facilitar a aplicação de produtos de beleza por pessoas com limitação motoranos membros superiores Os Acessórios, por sua vez, serão disponibilizados gratuitamente pelas lojas O Boticário e Quem disse Berenice, em uma ação inédita no mercado da beleza. A seguir, saiba mais sobre o projeto e como garantir os seus Acessórios Inclusivos!
Veja Mais
Acessórios Inclusivos e o propósito do Grupo Boticário com a Beleza para todos
O piloto do projeto conta com dois acessórios o engrossador multiuso e a Base aderente, que podem ser utilizados para a abertura, manuseio e aplicação de diversos produtos. Serão distribuídos nas capitais Belém, Brasília, Salvador, São Paulo e Curitiba, que são as regiões com maior concentração de pessoas com deficiência física do país, segundo IBGE.
Desenvolvimento colaborativo
Para garantir que o projeto gere o impacto positivo almejado, através da efetividade de cada um dos Acessórios Inclusivos, o Grupo Boticário firmou parceria com a Mercur SA, empresa brasileira de produção de material para educação, saúde e inclusão, a partir de uma equipe multidisciplinar de fisioterapeutas, designers, engenheiros, terapeutas ocupacionais, pessoas com deficiência e limitação motora.
Além disso, o Grupo trabalhou em conjunto com o público-alvo para construir insights preciosos por meio da Comunidade Beleza Livre de cocriação, composta exclusivamente por representantes de grupos minorizados, incluindo pessoas com deficiência que testaram embalagem, ergonomia e precisão dos produtos.
Como solicitar seus Acessórios Inclusivos
Essa é uma ação exclusiva para pessoas com deficiência e/ou limitação motora nos membros superiores, e para garantir a base aderente e o engrossador multiuso, é necessário acessar o site do Grupo Boticário, realizar um cadastro a partir de 5 de fevereiro e retirar os acessórios na loja disponível de sua preferência, entre os dias 18 a 24 de março, onde também poderão contar com terapeutas ocupacionais para orientações de uso. Confira os endereços:
- Belém/PA – Shopping Castanheira, loja EUC 169/170 – Castanheira (O Boticário)
- Brasília/DF – Shopping Conjunto Nacional, loja T-5 – Asa Norte (O Boticário)
- Curitiba/PR – Shopping Mueller, piso L3 – Centro Cívico (Quem disse, Berenice)
- Salvador/BA – Shopping da Bahia, loja 003 – Caminho das Árvores (O Boticário)
- São Paulo/SP – Shopping Bourbon, loja 107 – Perdizes (O Boticário)
Colaboradores do Grupo Boticário e da Antilhas, que cuidou da logística do projeto, também receberão os itens.
A Beleza do cuidado com todas as pessoas
Nossa inquietação e propósito faz brilhar os olhos não apenas de quem se beneficia diretamente com os acessórios inclusivos. O pioneirismo do Grupo Boticário no tema estimula outras empresas a tangibilizar a Diversidade e Inclusão nos seus negócios, traduzindo necessidades em produtos e transformando a vida das pessoas através da beleza.
Confira a experiência de Julia Azevedo, estagiária do Grupo Boticário e uma mulher com deficiência:
“Na primeira semana de integração da empresa, tivemos uma agenda com o setor de ESG, Diversidade e Inclusão. Ali, eu me emocionei ao ouvir tudo o que eles estavam falando e não pude acreditar em tudo o que eles trabalham. Lá, eles nos contaram um pouco sobre o processo de criação dos pincéis acessíveis para pessoas com deficiência visual e os Acessórios Inclusivos.
Foi maravilhoso o papo; pude ver como realmente houve a participação de pessoas com deficiência na criação dos produtos, pois existe a comunidade Beleza Livre, onde pessoas de grupos minorizados se beneficiam na criação. Foi pensado a atenção deles para serem usados em diversos outros produtos para tornar o dia a dia das PCD mais acessíveis.
Eu, como uma mulher com deficiência, cuja principal característica é a fraqueza muscular, já cheguei a pensar que o mundo da beleza não era para mim, que não poderia me sentir bonita ou ser vaidosa, por nunca ver pessoas como eu nesses lugares e por achar tudo difícil e cansativo.
Após anos de terapia, entendi que posso sim, mesmo que demore 1 hora a mais do que pessoas sem deficiência, ou que está tudo bem também sair de cara lavada (com skincare sempre). Fazer parte de uma empresa onde a diversidade é considerada um pilar não tem preço; é de fato fazer parte do conceito de beleza para a sociedade, é mostrar que todos nós podemos e devemos fazer beleza.”