Solução baseada na natureza – nós temos!
Viva Água Miringuava é um movimento que atua para preservar a qualidade e disponibilidade de água na Região Metropolitana de Curitiba (PR).
02/08/2022
A natureza é a base para alcançarmos os resultados que precisamos para desafios sociais e econômicos, como a segurança hídrica e a adaptação às mudanças climáticas. Essa é a proposta do movimento Viva Água Miringuava.
Conheça o movimento Viva Água Miringuava
Lançado em 2019, o movimento é uma iniciativa idealizada pela Fundação Grupo Boticário para atuar com o desafio da qualidade e disponibilidade de água na Região Metropolitana de Curitiba (PR). O foco de atuação é a Bacia Hidrográfica do Rio Miringuava – uma das principais fontes de abastecimento para São José dos Pinhais e alguns municípios vizinhos, beneficiando cerca de 600 mil pessoas e muitos negócios.
Ao analisar a bacia, o time da Fundação percebeu que o abastecimento de água era comprometido não apenas em períodos de estiagem, mas também em épocas de chuvas intensas – ocasionado pela falta de vegetação nas margens do rio e pelo acúmulo de sedimentos no fundo do rio. Para favorecer a disponibilidade e a qualidade de água era preciso atuar em várias frentes, por isso foram definidos quatro compromissos: conservação da natureza, adaptação às mudanças climáticas, segurança hídrica e empreendedorismo sustentável.
Um dos públicos para alcançar os resultados necessários são os produtores rurais da região, afinal, a região do Miringuava é responsável por 70% de toda a produção agrícola de São José dos Pinhais, chegando a 1,5 milhão de pessoas na Grande Curitiba. Os produtores podem atuar por meio da conservação na natureza em suas propriedades, da mudança para um modelo de produção sustentável e cedendo espaço em sua propriedade para ações de restauração da vegetação nativa.
As ações de restauração, entre outros benefícios, promovem a compensação de carbono, além de contribuir com a adaptação às mudanças climáticas e com a segurança hídrica. No primeiro semestre de 2022, foi realizado o plantio de 1.600 árvores (em 1,3 hectare) e, em setembro, ocorrerá a restauração de mais 10 hectares.
Reforçando os compromissos com o meio ambiente, O Boticário e Eudora decidiram investir nesse movimento também. Os recursos arrecadados a partir da coleção de NFTs que vai eternizar bocas reais em ilustrações únicas, serão doados para o Fundo Viva Água, que garante recursos para as ações do movimento.
E, para saber mais sobre nossa relação com a natureza brasileira, siga a Fundação Grupo Boticário no Instagram, é só clicar aqui.